
MINIBIO
Habitante do cerrado, trabalha a performance e as poéticas do corpo, transitando por diversas linguagens artísticas e explorando os limiares entre a dança contemporânea e as artes visuais. Professora do curso de Licenciatura em Dança da UFG, atua na área de processos de criação e composição coreográfica. Coordena o Laboratório de Poéticas Corporais e Tecnologias e é uma das idealizadoras e produtoras do projeto ROÇAdeira – encontros performáticos em lugares improváveis. Recebeu o Prêmio Minas pela Bienal de Arte do Triângulo.
Sobre os processos criativos
→ Linguagens artísticas
Arte da performance.
Linguagens convergentes: audiovisual, fotografia e objeto.
→ Formação educadores
Percursos educativos: elaboração de projetos para o encontro entre artistas.
Ensino de arte: educadora em ensino formal/não formal.
Professor-propositor: produção teórica.
→ Mediação cultural
Agente: artista-educadora e pesquisadora.
Componentes da ação cultural: ação educativa em espaços educacionais.
Curadoria educativa: ativação cultural de obras e artistas.
Espaços sociais do saber: rua, universidade, Instituições de cultura e arte.
Formação de público: apreciação, experiência estética, fruição e debates.
Ato de expor: montagem de festivais, seminários, residências e mostras.
→ Patrimônio cultural
Preservação e memória: arquivo.
→ Materialidade
Ferramentas: corporal e objeto contextual.
Suporte: corporal e objeto contextual.
Procedimentos: ação performática e acúmulo.
→ Conexões transdisciplinares
Arte e Ciências da Natureza: tempos da natureza.
Arte e Ciências Humanas: coletivos de artistas e gênero.
Arte, Ciência e Tecnologia: redes sociais e aplicativos.
→ Processo de criação
Ação criadora: apropriação de objetos contextuais, poética pessoal, experimentação, ação performática e vulnerabilidade.
Ambiência de trabalho: rua, universidade, espaços expositivos, ar livre, festivais, museus, galerias, residências e redes sociais.
Potências criadoras: coleta sensorial, corpo, corpo perceptivo (produtor – artista).
Artista híbrida: pesquisadora.
→ Saberes estéticos e culturais
Criadores e produtores de arte e cultura: propositora de encontros.
Estética e Filosofia da Arte: corpo e gênero.
História da Arte: arte da performance.
Práticas culturais: promoção de encontros sobre performance.
Sociologia das Arte: corpo e gênero.
→ Forma e conteúdo
Elementos na arte da performance: corpo/subjetividade, contexto e ação ao vivo.
→ Por que esta artista foi escolhida para estar na categoria “novos artistas”?
Ana Reis foi escolhida por transitar entre a arte e a educação (professora da Universidade Federal de Goiás) e, sobretudo, por fomentar a pesquisa em performance e seus desdobramentos enquanto imagem, dissidência de gênero e subjetividade. Ela também integra o mapa em rede para circulação de artistas da performance, pois integra a organização do encontro “ROÇADEIRA: encontros performáticos em lugares Improváveis” na região centro-oeste.