
MINIBIO
É bacharel em Performance pelo curso de Comunicação e Artes do Corpo na PUC/SP. Possui mestrado e doutorado em Artes pela UERJ. É artista do corpo, performer, escreve palavras e peles. Há cerca de 12 anos, desenvolve trabalhos em múltiplas linguagens dedicados à pesquisa e criação a partir de limites psicofísicos atrelados à prática de modificação corporal em experiências rituais e performativas. Investe ainda no campo das artes visuais com xilogravura, desenho, pintura, colagem analógica, edição audiovisual e produção sonora.
Sobre os processos criativos
→ Linguagens artísticas
Arte da performance, linguagens convergentes: audiovisual, fotografia, instalação, desenho, intervenção urbana, pintura, gravura e colagem.
→ Formação educadores
Percursos educativos: elaboração de projetos para o encontro entre artistas.
Ambiência da aula: experiência de espaço fora da sala de aula.
Ensino de arte: educação em ensino formal e não formal.
Professora-propositora: produção teórica e publicação.
→ Mediação cultural
Agente: artista, educador e pesquisador.
Componentes da ação cultural: ação educativa em espaços culturais.
Curadoria educativa: ativação cultural de obras e artistas.
Espaços sociais do saber: rua, instituições de cultura e arte.
Formação de público: apreciação, experiência estética, fruição e debates.
Ato de expor: montagem de festivais, seminários, residências e mostras.
→ Patrimônio cultural
Preservação e memória: arquivo.
→ Materialidade
Ferramentas: corporal, objeto contextual.
Suporte: corporal, objeto contextual.
Procedimentos: ação performática.
→ Conexões transdisciplinares
Arte e Ciências da Natureza: tempos da natureza.
Arte e Ciências Humanas: coletivo de artistas, transgênero, raça, memória, transternidade.
Arte, Ciência e Tecnologia: redes sociais e aplicativos.
→ Processo de criação
Ação criadora: Apropriação de objetos contextuais, poética pessoal, experimentação, ação performática, memória, identidade e raça.
Ambiência de trabalho: rua, universidade, espaços expositivos, festivais, museus, galerias, residências e redes sociais.
Potências criadoras: corpo, corpo perceptivo, limites psicofísicos e ritualística.
Artista híbrida: produtora, artista e pesquisadora.
→ Saberes estéticos e culturais
Criadores e produtores de arte e cultura: propõe encontros.
Estética e Filosofia da Arte: corpo em potência e ritual.
História da Arte: arte da performance.
Política cultural: difusão de encontros, poder público e esfera pública.
Práticas culturais: promoção de encontros.
Sociologia das Arte: gênero, raça e identidade.
→ Forma e conteúdo
Elementos na arte da performance: corpo/subjetividade, contexto e ação ao vivo.
→ Por que esta artista foi escolhida para estar na categoria “novos artistas”?
Elton Panamby, artista e trabalha com educação, com significativa atuação em contextos de conflitos sociais situados na esfera pública, sobretudo, naquilo que tange discussões localizadas nos campos afroindígenas e LGBTQIA +.