
MINIBIO
Artista visual, performer, pesquisador e educador. Doutorando e Mestre em Artes Visuais pela UNICAMP, especialista em Artes na Educação (Faculdade de Vitória) e licenciado em Artes Visuais pela UFES. Em sua poética artística atua a partir da investigação das relações entre corpo, sociedade e subjetividades, articulando questões sobre os marcadores que o seu próprio corpo sofre, em íntimo diálogo com seus acervos memoriais e dentro de uma concepção de performance que amalgama sua trajetória como artista e a sua biografia.
Sobre os processos criativos
→ Linguagens artísticas
Arte da performance.
Linguagens convergentes: audiovisual, fotografia e objeto.
→ Formação educadores
Percursos educativos: elaboração de projetos para o encontro entre artistas.
Ambiência da aula: experiência de espaço fora da sala de aula.
Ensino de arte: membro de grupo de pesquisa.
Professor-propositor: produção teórica e publicação.
→ Mediação cultural
Agente: artista-educadora e pesquisadora.
Componentes da ação cultural: ação educativa em espaços culturais.
Curadoria educativa: ativação cultural de obras e artistas.
Espaços sociais do saber: rua, universidade, instituições de cultura e arte.
Formação de público: apreciação, experiência estética, fruição e debates.
Ato de expor: montagem de festivais, seminários, residências e mostras.
→ Patrimônio cultural
Preservação e memória: arquivo.
→ Materialidade
Ferramentas: corporal e objeto contextual.
Suporte: corporal e objeto contextual.
Procedimentos: ação performática.
→ Conexões transdisciplinares
Arte e Ciências Humanas: padrão do sujeito e sociedade.
Arte, Ciência e Tecnologia: redes sociais e aplicativos.
→ Processo de criação
Ação criadora: apropriação de objetos contextuais, poética pessoal, experimentação, ação performática, memória e raça.
Ambiência de trabalho: rua, universidade, espaços expositivos.
Potências criadoras: corpo, corpo perceptivo e padrões sociais.
Artista híbrido: produtor, artista e pesquisador.
→ Saberes estéticos e culturais
Criadores e produtores de arte e cultura: propositor de encontros.
Estética e Filosofia da Arte: corpo em sociedade.
História da Arte: arte da performance.
Política cultural: difusão de encontros, poder público e esfera pública.
Práticas culturais: promoção de encontros.
Sociologia da Arte: gênero, raça, sociedade e padrões.
→ Forma e conteúdo
Elementos na arte da performance: corpo/subjetividade, contexto e ação ao vivo.
→ Por que este artista foi escolhido para estar na categoria “novos artistas”?
Geovanni Lima, artista e educador, integra a organização dos projetos “Performe-se – Festival de Performance” e “Festival Lacração – Arte e Cultura LGBTQIA+”, ambos realizados no Espírito Santo.