
MINIBIO
Priscila é graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) com habilitação em Fotografia e Cerâmica. A artista propõe ao público partilhar e ser confrontado por diferentes realidades, de forma a deslocá-lo de suas posições de conforto e a questionar prerrogativas cristalizadas. Foi artista residente na Instituição Central Saint Martins, Londres/2018 e Art Omi, Ghent/2018.
Sobre os processos criativos
→ Linguagens artísticas
Arte da performance.
Linguagens convergentes: audiovisual, fotografia e objeto.
→ Formação educadores
Percursos educativos: oficinas livres.
→ Mediação cultural
Agente: artista-educadora e pesquisadora.
Componentes da ação cultural: ação educativa em espaços culturais.
Espaços sociais do saber: rua, instituições de cultura e arte.
Formação de público: apreciação, experiência estética, fruição e debates.
→ Patrimônio cultural
Preservação e memória: documentação e arquivo.
→ Materialidade
Ferramentas e suporte: corporal e objeto contextual.
Procedimentos: ação performática.
→ Conexões transdisciplinares
Arte e Ciências Humanas: coletivos de artistas, gênero, raça e identidade.
Arte, Ciência e Tecnologia: redes sociais e aplicativos.
→ Processo de criação
Ação criadora: corpo, poética pessoal, experimentação, ação performática e corpo vulnerável.
Ambiência de trabalho: rua, universidade, instituições de cultura e arte.
Potências criadoras: corpo, corpo perceptivo, imagem, raça, gênero e identidade.
Artista híbrida: produtora, artista e pesquisadora.
→ Saberes estéticos e culturais
Estética e Filosofia da Arte: estética vinculada às questões raciais e de gênero.
História da Arte: arte da performance.
Sociologia da Arte: raça, gênero e identidade.
→ Forma e conteúdo
Elementos na arte da performance: corpo/subjetividade, contexto e ação ao vivo.
→ Por que esta artista foi escolhida para estar na categoria “novos artistas”?
Priscila Rezende é artista e educadora, seus trabalhos desafiam o racismo presente na cultura brasileira em seus mais variados contextos.